Na Ben & Jerry's, acreditamos de que somos aspirantes a organização de justiça social que, por acaso, faz o gelado mais eufórico do mundo. É por isso que, para nós, a justiça começa desde o início - com ingredientes que fazem parte dos nossos sabores favoritos.
O cacau que usamos no nosso gelado de chocolate é rico e cremoso e é certificado pelo Fairtrade, e tem sido assim há anos. O Fairtrade garante não apenas ingredientes deliciosos, mas também um pagamento justo aos agricultores e produtores. E isso é ótimo! Agora, levamos esta missão ainda mais longe. Ao trabalharmos com os nossos amigos do Fairtrade, estamos comprometidos em pagar um preço mais alto para apoiar os agricultores a ganharem rendimentos suficientes para viver com dignidade.
Descobre mais.
Como o Fairtrade funciona
Isto é o que nos levou há anos atrás a fazer uma parceria com a Fairtrade para obter cinco ingredientes principais: cacau, banana, café, baunilha e açúcar. Fairtrade (ou comércio justo) significa mais dinheiro para os agricultores. Sempre que vires o logotipo Fairtrade na lateral de um dos nossos gelados, significa que os agricultores que produzem os ingredientes do teu sabor favorito estão a receber salários justos - quantias que também apoiam os agricultores na melhoria das práticas ambientais e adaptação para combater as alterações climáticas.
Os agricultores Fairtrade concordam em seguir um conjunto de diretrizes que beneficiam os trabalhadores, o meio ambiente e sua comunidade. Em troca, recebem um Prémio de Fairtrade, uma quantia extra de dinheiro sob o preço de venda dos seus ingredientes que podem usar para investir em negócios ou projetos comunitários.
Os Prémios de Fairtrade da Ben & Jerry's representam entre 1% a 2% do valor total dos Prémios Fairtrade no mundo. Estes valores podem fazer uma grande diferença. Uma fábrica de cacau com a qual trabalhamos na Costa do Marfim conseguiu construir uma nova clínica médica, contratar uma enfermeira, instalar painéis solares e comprar uma bomba de água.
O que significa um salário digno?
Para muitos agricultores, o Prémio de Fairtrade muda vidas, talvez até salve vidas. E é por isso que estamos sempre à procura de maneiras de fazer mais. Estamos atualmente a trabalhar com a Fairtrade para pagar valores mais altos para apoiar 5.000 dos nossos agricultores na luta para obterem rendas dignas para viverem com condições.
O Fairtrade define uma salário digno de vida como uma ""quantia suficiente para proporcionar um nível de vida decente para todos os membros da família - incluindo uma dieta nutritiva, água limpa, uma casa decente, educação, cuidados de saúde e outras necessidades essenciais, além de um pouco mais para emergências e economias- assim que os custos das plantações estejam cobertos. "" Esse ""extra"" também é importante: significa que os agricultores podem cuidar dos seus negócios, das suas comunidades e do meio ambiente que partilhamos.
Em suma, um salário digno significa garantir que os produtores de cacau recebam uma boa fatia do bolo agora e uma oportunidade de planear o futuro.
Os Produtores de Cacau Precisam do Nosso Apoio.
Porque estamos a dar este passo primeiro com os produtores de cacau? A maior parte do cacau é cultivado em países em desenvolvimento, lugares como a Costa do Marfim, onde existem poucas proteções para os pequenos produtores. Quase todos os produtores de cacau vivem do lucro que obtêm das colheitas, que varia a cada ano com base em fatores que não podem controlar, como o clima e os preços das matérias primas. A Costa do Marfim fornece 40% dos grãos de cacau do mundo, mas os agricultores ganham uma média diária de apenas 1 dólar americano.
Há muita desigualdade no mercado de abastecimento global de cacau, deixando muitos agricultores na pobreza extrema, sem poder pagar as suas necessidades diárias, muito menos investir em novos equipamentos ou métodos que possam ser mais capazes de responder aos efeitos das alterações climáticas . Chuvas irregulares, secas e desflorestação estão a tornar a vida ainda mais difícil para os produtores de cacau.
Queremos ser capazes de fazer o mesmo por todos os nossos agricultores Fairtrade. Começámos pela produção de cacau, por três grandes motivos:
- Sem surpresas, o cacau, para todos os amantes de chocolate, é um dos nossos principais ingredientes.
- Pagámos 1,6 milhões dólares americanos em prémios Fairtrade para produtores de cacau em 2019, mais do que pagamos por qualquer outro ingrediente.
- Os produtores de cacau são particularmente vulneráveis às mudanças climáticas e às alterações da procura do mercado global.
Como parte de nosso compromisso com os produtores de cacau, trabalharemos com a Fairtrade para avaliar e ter certeza de que estamos a fazer uma diferença positiva para os nossos agricultores.
Como você pode ajudar
Todos os anos, em todos os nossos produtos, as nossas compras Fairtrade ajudam cerca de 210.000 agricultores, incluindo cerca de 168.000 agricultores de cacau. Podemos usar os ingredientes mais deliciosos do planeta nos nossos sabores, e os produtores podem investir na saúde e prosperidade das suas famílias e comunidades.
Tudo isso para dizer que o Fairtrade é importante! Da próxima vez que estiveres a comer o nosso gelado Chocolate Fudge Brownie, lembra-te de que, ao escolheres produtos Fairtrade, estás a ajudar os produtores de cacau, as suas famílias e as suas comunidades a construir um futuro melhor.
"Pronto para aprender mais sobre como obtemos os nossos ingredientes com propósito? Sabe mais aqui e vê a diferença que o uso de ingredientes certificados Fairtrade pode fazer para os agricultores em todo o mundo.
Adoce sua caixa de entrada!
Inscreva-se agora e garantiremos que você fique sempre por dentro das novidades e sabores da Ben & Jerry's! É como sobremesa para sua caixa de entrada, e você vai querer repetir.